Hefrayn Lopes é cantor, compositor, produtor musical e professor arte educador. Dentre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se três álbuns fonográficos com músicas autorais (“Inseparável”, Mergulhar na Graça” e “Honra e Glória”), trilha sonora dos documentários “Não Existem Heróis” e “Lavradeiro: Livre como o vento” (Filmes de Luiz Cláudio Duarte produzidos pela LCCD Comunicação) e Musical de Natal da Igreja Batista Memorial “Jesus no Sertão”, além de gravações de singles para cantores da música cristã boa-vistenses; Produtor de eventos musicais como Festival Canta Pra Jesus e Festival Roraima Gospel, eventos que reuniram várias bandas e cantores do cenário musical gospel de Roraima nos anos 2000.
História:
Desde criança, Hefrayn Lopes já dava sinais de que seguiria pelo caminho da música. Para isso precisou vencer barreiras, enfrentar obstáculos para conseguir se manter dentro dos propósitos de Deus para sua vida, tendo a música como uma das formas de expressar sua gratidão e louvor a Deus. Nasceu no dia 20 de janeiro de 1980, na cidade de Santa Inês-MA. Nesta época, seus pais Domingos Lopes e Lusia Costa Lopes, pastoreavam uma igreja no estado do Piauí. No dia do parto sua mãe teve princípio de eclampsia. O médico de plantão abandonou o caso dizendo que não podia fazer mais nada e recomendou que a família se preparasse para o pior, pois mãe e filho estavam à beira da morte. Os familiares e irmãos da Igreja em Santa Inês levantaram um clamor a Deus pedindo um milagre. O milagre aconteceu. Outro médico assumiu o caso, mesmo sabendo dos riscos, e conseguiu realizar o parto com sucesso.
O menino cresceu saudável e rodeado de influências musicais das igrejas e de seu pai que era um admirador da música cristã. Quando pequeno, criava seus próprios instrumentos com latas, plásticos e madeira. Aos cinco anos cantou seu primeiro hino na igreja e aos doze anos compôs sua primeira canção.
Em 1994 mudou-se para Boa Vista, capital do estado de Roraima, onde realmente começou sua carreira musical e ministerial. Em 1997, juntamente com o amigo Jedidias, formou a banda Plenitude, uma das bandas mais conhecidas e atuantes no seguimento gospel do estado de Roraima. Foram 11 anos de muita produção e experiências inesquecíveis, tanto na área musical, quanto na área ministerial. A banda encerrou suas atividades em 2008.
Desde então, Hefrayn Lopes decidiu seguir carreira solo e continuar sua missão de evangelizar por meio da música e de suas pregações. “A cada dia que se passa Deus me surpreende. Tenho procurado acolher a sua Palavra com mansidão para entender a sua vontade. O Espírito Santo me ajuda a dizer as palavras certas nas ministrações. Tenho aprendido a depender d’Ele a cada dia,” Afirma Lopes.
Alegria, sensibilidade, poesia, interpretações cheias de entusiasmo, baladas cativantes e som envolvente são características contidas nos trabalhos fonográficos e ministeriais realizados no decorrer da carreira deste que é um dos nomes atuantes na música cristã evangélica do estado de Roraima e que agora mostra seu trabalho para todo Brasil. As músicas falam do grande amor de Deus que por meio de Jesus Cristo, se revelou para toda a humanidade. Pop, funk, rock e reggae são os ritmos mais usados por Hefrayn para louvar ao Senhor.
Hefrayn Lopes é casado com Lílian Keila e pai de Benjamim e Daniel. Congrega na Igreja Evangélica Verbo da Vida em Boa Vista/RR que tem como presidente o Pastor Ildemar Abreu.
Hefrayn Lopes é casado com Lílian Keila e pai de Benjamim e Daniel. Congrega na Igreja Evangélica Verbo da Vida em Boa Vista/RR que tem como presidente o Pastor Ildemar Abreu.
Além da música e da arte da composição, é também pedagogo e designer gráfico, e atua nas áreas de educação e comunicação em instituições de ensino da cidade de Boa Vista – RR. "A vida é uma é uma obra de arte. Deus deu dons e talentos para cada um de nós. Tudo que fazemos deve ser feito para a glória de Deus," finaliza o cantor e compositor.
Éder Rodrigues
Jornalista, MTb 119/01